quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PORQUE A ARQUITETURA É MAIS POPULAR DO QUE NUNCA

"(...) a arquitetura é um motor de mudança, uma promessa de boas coisas no futuro.
Há arquitetos que são sempre motivados pelo prazer existente no risco, o encanto da singularidade e da originalidade, até mesmo da contradição. (...) [arquitetos] Eles esperam que o maior número possível de pessoas se deixe cativar pela arquitetura e se enriqueça com a experiência tridimensional que esta pode produzir, às vezes pela atmosfera que as obras criam, às vezes até mesmo pela beleza. (...) entre todas as pessoas, os arquitetos cujos projetos eram considerados extremamente impraticáveis por razões técnicas, os mais brilhantes, os "enganadores", os engenheiros dos prédios mais importantes. (...) a arquitetura se beneficia com a digitalização do mundo mais do que apenas sob o ponto de vista técnico. (...) E maior se torna a demanda por autenticidade e originalidade - em resumo, a arquitetura que se destaca da uniformidade. Nada é mais importante do que a originalidade, todo mundo deve ter uma personalidade singular, e isso parece se aplicar tanto para pessoas, quanto para construções. (...) Se cada pequeno prédio de escritórios, piscina e fábrica tenta deseperadamente ser original, as cidades se transformarão em exibições de curiosidades. O afastamento das regras pode ser positivo apenas enquanto ainha haja regras pra se observar. (...) [arquitetos] Acreditam que o mundo pode ser mudado. Tudo que precisam é que o mundo também acredite nisso."

Trecho do livro "Entrevistas com Arquitetos", Hanno Rauterberg.
Quando as idéias fervem... e as noites não são mais dormidas como antes... siim, agora sim que o período realmente começou!!


Definição:
Edifícios Híbridos adaptam-se às necessidades das cidades contemporâneas, mesclando a divisão entre os domínios público e privado. Trata-se de projetos que são invasivos na sua natureza, propondo complexidade formal, fragmentação e diversidade programática. Muitas vezes experimentais na sua proximação com o design, acabam por transcender a fronteira entre o arquitetônico e o urbano, desafiando noções pré-estabelecidas.
Um edifício de multiplas funções a serem alojadas em conjunto, consequência do dia a dia da atualidade, e da especulação do mercado imobiliário. A concentração de várias atividades sem uma estrutura, como descrito por Steven Holl, coloca pressões sobre a arquitetura e tem uma capacidade de '.. dilatar e deformar um edifício de uma única função". O atual boom na alta densidade dos edifícios tem sido alimentada em parte pela explosão econômica, e pelo aumento das zonas econômicas emergentes. A tendência crescente entre os arquitetos em lidar com este problema tem resultado no ressurgimento do edifício híbrido.
"Cidades dentro de Cidades": este é o caso de edifícios híbridos que unem todos os usos de uma cidade inteira.

Nota:
Holl, A. Foreword to Pamphlet Architecture no. 11: Hybrid Buildings, Princeton Architectural Press, New York, 1985.

Referências:
http://www.milazzo.com.br/
http://abarrigadeumarquitecto.blogspot.com/


Skyline de New York

quarta-feira, 25 de agosto de 2010


Este blog, inicialmente, é destinado ao atendimento à solicitação da disciplina de Ateliê de Projetos III, onde será postado observações relevantes - ou não rs, sobre o tema projetual do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UVV: EDIFÍCIOS COMERCIAIS - EDIFÍCIO HÍBRIDO.
A proposta é de um edifício que propicie espaços diferenciados e direcionados para a população local, e também como fator de atração e lazer de pessoas que possivelmente frequentarão a localidade pretendida, assim como o suprimento de necessidades comerciais geradas pelo aumento do fluco de pessoas ocasionadas pela instalação da futura sede do Fórum e também pelo usuários da UVV. A intenção é criar espaços de interesse comum, para usuários diversificados, e em diferentes horários, trazendo mais opções de consumo e de lazer, mais desenvolvimento, mais investimento em infra-estrutura, e claro, em segurança para os usuários. A abordagem de temas atuais e desafiadores para a produção arquitetônica mundial serão integrados neste projeto, tais como sustentabilidade e diferentes utilizações - publico e privado, no mesmo espaço.
E então, começa a corrida!! Muuito estresse, muita dor de cabeça, muuita pesquisa, muita falta de tempo, muitas noites sem dormir, muito guaraná em pó... mas também muito sucesso, realização e reconhecimento!!